Escrever algo sobre a equipe

Diretoria

Felipe Nunes
Felipe Nunes

Felipe Nunes é pesquisador colaborador do CSR/UFMG. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Avaliação Ambiental no setor de Petróleo e Gás pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela UFMG e Doutor em Meteorologia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: modelagem espacialmente explícita; meteorologia aplicada, avaliação de políticas ambientais e interface ciência-políticas climáticas.

Juliana Davis
Juliana Davis

Juliana Leroy Davis é  pesquisadora associada no CSR/UFMG. Ela trabalha com o desenvolvimento de modelos ambientais centrados em gases de efeito estufa (GEE) emissões e opções de mitigação de GEE na agricultura, florestas e outros Uso do Solo (AFOLU). Possui graduação em biologia e  mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.

Camilla Marcolino
Camilla Marcolino

Camilla Marcolino é pesquisadora colaboradora no Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais da UFMG (LAGESA) e professora universitária do curso de Engenharia de produção. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFMG, com doutorado sanduíche na Radboud University Nijmegen – Países Baixos. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre – ICB / UFMG. Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Conselho Fiscal

Ubirajara de Oliveira
Ubirajara de Oliveira

Ubirajara de Oliveira é Pós-Doutorando no CSR/UFMG. Possui  graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Ecologia Conservação e Manejo da Vida Silvestre (2011) e doutorado em Zoologia (2015) pela mesma instituição. Sua pesquisa atual inclui estudos sobre áreas de endemismo, modelos de distribuição de espécies, macroecologia, os efeitos do viés de amostragem sobre métodos biogeográficos e sobre a avaliação da riqueza de espécies, biogeografia evolutiva e biogeografia de conservação.

Richard J.A. van der Hoff
Richard J.A. van der Hoff

Richard completou seu Bacharelado em Economia Empresarial em 2008, após qual trabalhou por dois anos prestando serviços financeiros e administrativos para diversas empresas. Em 2013 ele obteve o título de Mestre em Ciências Sociais e Políticas do Meio Ambiente na Universidade Radboud na Holanda. Desde então ele se dedicou ao seu doutorado duplo na Universidade Radboud na Holanda e na Universidade Federal de Minas Gerais no Brasil. A sua pesquisa envolve governança florestal no Brasil, focando no uso de instrumentos econômicos de mercado para reduzir desmatamento, tal como REDD+ e Cota de Reserva Ambiental. Nos últimos anos ele está ampliando a sua pesquisa em varias frentes, tal como o Código Florestal e a valorização dos serviços ecossistêmicos.

Laura Soares
Laura Soares

Graduada em Ciências Biológicas (BSc) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche na University of Portsmouth. Foi bolsista da Gerência de Energia e Mudanças Climáticas da Fundação Estadual de Meio Ambiente onde atuou na elaboração das Estimativas de Emissão e Remoção de Gases de Efeito Estufa de Minas Gerais. Atualmente é mestranda do programa de Pós Graduação em Análise e Modelagem e de Sistemas Ambientais da UFMG e pesquisadora associada do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais.  Possui experiência na elaboração de Inventários públicos de emissão e remoção de gases de efeito estufa

Conselho Científico

Britaldo Soares Filho
Britaldo Soares Filho

Dr.Britaldo Silveira Soares-Filho é professor titular do Departamento de Cartografia, Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é coordenador do Centro de Sensoriamento Remoto e da pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da UFMG, cuja criação liderou, e orienta na pós em Meteorologia Agrícola na Universidade Federal de Viçosa. Sua pesquisa consiste em modelagem ambiental, em especial, o desenvolvimento de modelos de simulação de mudanças no uso e cobertura do solo, rentabilidade agrícola e florestal, dinâmica urbana, fogo florestal e balanço de carbono e suas aplicações para o desenho de políticas públicas e avaliação ex-ante dessas políticas. Um produto importante de sua pesquisa consiste no software DINAMICA EGO, uma plataforma para modelagem ambiental (www.csr.ufmg.br/dinamica)

Raoni Rajão
Raoni Rajão

Raoni Rajão é professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e coordenador do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais (LAGESA). Bacharel em Ciência da Computação pela Universitá degli studi di Milano-Bicocca (2005), Mestrando em TI, Gestão e Mudança Organizacional e Doutor em Organização, Trabalho e Tecnologia, ambos pela Lancaster University (2011) . A pesquisa de Raoni estuda os processos e impactos das políticas ambientais a partir de uma perspectiva multidisciplinar que envolve estudos sociais de ciência e tecnologia, ciência política, economia e modelagem ambiental.