Apresentação

A atividade turística mundial apresentou um vertiginoso crescimento nas últimas décadas, fato este comprovado pelos registros de fluxo turístico (chegadas) que revelaram, em 1950, um total de 25 milhões de viajantes, passando para 687 milhões em 2000, 940 milhões em 2010 e alcançando 1,113 bilhões em 2014 (OMT, 2015). O turismo tornou-se um dos fenômenos sociais mais significativos do mundo contemporâneo, o que levanta uma série de questões para as pesquisas comparativas e para as políticas públicas.

Uma delas contempla a relação entre turismo e o comércio internacional, especificamente o turismo e as relações internacionais. Sabe-se que na estrutura do comércio internacional a relevância dos serviços sobre as mercadorias tem aumentado, com projeções de se tornar o principal elemento das trocas internacionais (Krugman e Obstfeld, 2010). O estudo do turismo a partir das relações internacionais se revela então como uma alternativa para a compreensão do fenômeno bem como para seu planejamento e gestão no plano local, nacional e internacional.

A XIV Semana do Turismo/UFMG de 2017, resolveu se debruçar sobre estas interfaces, visando discuti-las sob diversas óticas: a partir do conceito de mobilidade e hospitalidade, da internacionalização da cultura, do turismo cultural, das relações econ&omicas internacionais e do papel de suas teorias na compreensão dos fluxos turísticos, das mudanças geopolíticas e das experiências de viagem na América Latina.

Convidamos a todos a refletir sobre as interfaces entre Turismo e Relações Internacionais.

Sobre a realização do evento

Cada vez mais o turismo vem despertando a atenção de docentes, pesquisadores, estudantes, profissionais, gestores de políticas públicas, empresários e integrantes de outros segmentos sociais e econômicos. Esse interesse reforça a importância de empreender investigações que articulem o saber acadêmico com as práticas, com o educativo, o cultural e o econômico. Tal desafio pode ser alcançado através da comunicação e da troca de conhecimentos que são os propósitos da Semana do Turismo. O evento abre espaço para a expressão de todas as vozes em sua diversidade para um diálogo contemporâneo crítico e propositivo evidenciando assim seu potencial de mobilizar para participações comprometidas com a ampliação de experiências inovadoras no âmbito cultural do turismo.

Ressalta-se a importância da Semana do Turismo para a sociedade, pois são articulados diversos saberes sobre a temática da gestão e sua forma de se relacionar com o turismo. Esse potencial justifica a realização do evento com o enfoque aqui proposto por trazer contribuições para os diversos públicos participantes.

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Email para contato sobre o evento: contatoterritorio@gmail.com.

Alunos do Curso de Turismo da UFMG em São João del Rei