O projeto FIP – Monitoramento do Cerrado venceu a categoria Governo Federal do Prêmio de Melhores Práticas em Captação Internacional, da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), em conjunto da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (Sain) do Ministério da Economia.

A cooperação entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), em articulação com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI), captou mais de R$ 40 milhões de reais do Banco Mundial entre 2016 e 2021, sob acompanhamento financeiro e supervisão técnica da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep).

As avaliações do projeto consideram que dentre os retornos social, econômico e ambiental, cada real investido no projeto retornou R$ 5,89 reais, ou seja, o investimento de R$ 44 milhões gerou benefício social de R$ 264 milhões, aproximadamente.

Leia as matérias completas no site da Fundep e da UFMG.