EQUIPE
COORDENAÇÃO GERAL DO ESTUDO
Raoni é Professor de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia no departamento de Engenharia de Produção da UFMG e membro do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (linha Estudos Sociais da Tecnologia e Expertise) da mesma instituição. Ele também atua nos programas de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (UFMG), e Social and Political Sciences of the Environment (Radboud University/Holanda), tendo já participado como co-orientador nos programas de pós-graduação em Educação (UFMG), História (UFMG) e Sustainability Leadership (Cambridge University/Inglaterra). Ele é graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Milão-Bicocca (Itália) e Mestre e Doutor em Organização, Trabalho e Tecnologia pela Universidade de Lancaster (Inglaterra). Desde o mestrado se dedica ao estudo da relação entre tecnologia, ciência e políticas públicas, com ênfase na avaliação de políticas de controle do desmatamento e de pagamento por serviços ambientais. Raoni já atuou como consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Cooperação-técnica Alemã (GIZ) e Banco Mundial e publicou capítulos de livros e artigos científicos no Brasil e exterior. Atualmente coordena dois projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e FAPEMIG.
https://lattes.cnpq.br/8230430746330911
https://lattes.cnpq.br/8230430746330911
Britaldo Silveira Soares-Filho é professor titular do Departamento de Cartografia, Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é coordenador do Centro de Sensoriamento Remoto e da pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da UFMG, cuja criação liderou, e orienta na pós em Meteorologia Agrícola na Universidade Federal de Viçosa. Sua pesquisa consiste em modelagem ambiental, em especial, o desenvolvimento de modelos de simulação de mudanças no uso e cobertura do solo, rentabilidade agrícola e florestal, dinâmica urbana, fogo florestal e balanço de carbono e suas aplicações para o desenho de políticas públicas e avaliação ex-ante dessas políticas. Um produto importante de sua pesquisa consiste no software DINAMICA EGO, uma plataforma para modelagem ambiental (https://lattes.cnpq.br/0835550051061850).
EQUIPE DE PESQUISA
Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais
Prof. Leonardo Santiago
Camilla Marcolino
Richard van der Hoff
Rayane Pacheco
Jussara Cardoso
Clara Nina Nunes
André Tanure
Hugo Lealdini
EQUIPE DE PESQUISA
Centro de Sensoriamento Remoto
William Leles Souza Costa
Letícia Santos de Lima
Amanda Ribeiro de Oliveira
Hermann Oliveira Rodrigues
Tales Gonçalves Maciel
Isabella Lorenzini da Silva Teixeira
Christiane Martins dos Santos Damaceno
Welisson Wendel Eufrásio Gomes
André Carvalho Silveira
Danilo da Silveira Figueira
Juliana Leroy Davis
Bruno Morais Ferreira
Rômulo Fernandes Machado Leitão
AGRADECIMENTOS
Agradecemos à equipe da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda especialmente a Aloísio Lopes Pereira de Melo e Ana Luiza Oliveira Champloni pelas valiosas contribuições durante a elaboração deste estudo.
APOIO
AVISO
O conteúdo apresentado neste estudo é de responsabilidade da equipe da UFMG e não representa necessariamente a posição oficial do Ministério da Fazenda sobre o tema.