Notícias

defesa de dissertação – rafael tarantino

O Programa de Pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais do Instituto de Geociências da UFMG convida para a seguinte apresentação:

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Discente: Rafael Tarantino Amarante

Orientadora: Profa. Dra. Úrsula Ruchkys de Azevedo

Título: Mapeamento Geoquímico por Sedimentos de Corrente na borda do Cráton São Francisco e Cinturão Brasília, Minas Gerais: definição de background geoquímico e aplicação de análise estatística multivariada

Resumo:

O impacto ambiental sobre ambientes fluviais possui crescente atenção pública com as tragédias de rompimentos de barragens que promoveram a dispersão de elementos potencialmente tóxicos em cursos d’água dos Rio Doce e Paraopebas, fatos que expuseram a necessidade de aplicação de ferramentas de monitoramento regional dos recursos hídricos. Entretanto a análise ambiental que aborda concentrações químicas anômalas em sedimentos, possui como fator limitante as definições dos valores que são naturais e quais possuem influência antrópica. Para tanto a definição de background aliada ao mapeamento geoquímico possibilitam a regionalização cartográfica de dados para representar da relação espacial da dispersão química, bem como definir as prováveis fontes litológicas e sob influência antrópica.

Este projeto visa definir valores de background em conjunto com técnicas de mapeamento geoquímico para estabelecer as concentrações naturalmente anômalas e quais podem ser considerados influência antrópica em sedimentos das bacias dos rios São Francisco e Paranaíba, sob o contexto geotectônico da borda do Cráton São Francisco com o Cinturão Brasília, em Minas Gerais. As análises foram aplicadas sobre dados de concentração química de sedimentos do projeto Vazante-Paracatu do Serviço Geológico do Brasil – CPRM. As amostras foram analisadas em ICP-OES e ICP-MS para elementos maiores, menores e traços, totalizando 53 elementos. O background foi calculado por diversos métodos amplamente utilizados na literatura, a saber: mediana + 2x MAD, TIF e baseada em percentis. Foram gerados de sumários estatísticos, boxplots e teste de normalidade para avaliar a distribuição espacial das anomalias geoquímicas. Enquanto a análise bivariada, através da matriz de correlação, permite obter as principais associações geoquímicas utilizadas como pré-requisito para aplicação da Análise Fatorial, esta por sua vez foi realizada através do método de extração dos fatores principais, com prévia transformação do dado pela razão logarítmica CLR.

O resultado do background geoquímico, definido por unidades litológicas principais, possibilitou avaliar o enriquecimento natural de certos elementos presentes nestas rochas, bem como permitir a definição dos limiares de concentrações naturais segundo o contexto regional da área de estudo. Foi possível espacializar e identificar anomalias para Fe (>14,59%), Al (>7,37%), Mg(>0,82%), P (>1567 mg/kg), Zn (>206 mg/kg), Pb, Cd (>0,47 mg/kg), Cu (>89 mg/kg), Ni (>94,90 mg/kg), Cr (>170 mg/kg), As (>38 mg/kg), Ba (>295 mg/kg), Co (>155,10 mg/kg), ETRL(>312,00 mg/kg), Th (>21,01 mg/kg), U (>3,25 mg/kg), V (214 mg/kg). A análise fatorial resultou em 6 fatores principais que representam 8 principais associações geoquímicas da área de estudo, são elas: (1) Co, Mg, Ni e Zn; (2) Al, Cs, Ga, Sn e V; (3) Cr, Ni e V; (4) Cs, K e Rb; (5) As e Fe; (6) Cd, Pb e Zn; (7) ETRL, Th e U; (8) Ba, P e Sr.

Data: 30 de junho de 2021

Horário: 14:00

Link: https://meet.google.com/nda-jzbp-eso