Loading...
  • Opções de Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Setores-Chave do Brasil

    Cenários Integrados de Mitigação para o Brasil até 2050

  • AVADA LUXURY DESTINATIONS

    Where Is Your Next Adventure?

    VIEW ALL DESTINATIONS

O QUE É O PROJETO?

O Projeto “Opções de Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Setores-Chave do Brasil” é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que conta com recursos do Global Environment Facility (GEF) e parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com a finalidade de auxiliar a tomada de decisão sobre ações que potencialmente reduzam emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos diferentes setores da economia brasileira. Os resultados obtidos por todos os estudos conduzidos sob esta iniciativa fornecerão subsídios ao planejamento governamental e à posição brasileira nas negociações sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Além disso, entidades governamentais brasileiras serão capacitadas para monitorar e avaliar a implementação e a efetividade de ações de mitigação.

PARCERIAS

O Projeto é executado por meio de parcerias com instituições de pesquisa que fazem parte da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA) instituída em 2007 pelo MCTI. Para a elaboração dos cenários de mitigação, os especialistas envolvidos contam com a orientação de diversos órgãos governamentais que integram o Comitê Técnico Consultivo do Projeto.

INOVAÇÃO

Trata-se de um Projeto inovador no Brasil, já que realizará uma análise integrada das diferentes opções de mitigação, considerando a não-aditividade dessas opções com suas consequentes implicações econômicas e sociais. Outro aspecto inovador é a inclusão de um cenário que considerará, para o contexto brasileiro, curvas de aprendizado tecnológico para a redução das emissões de GEE.

OBJETIVO

O projeto ajudará o governo brasileiro a reforçar sua capacidade técnica na implementação de ações de mitigação de emissões de gases de efeito estufa em setores-chave da economia (indústria, energia, transportes, residencial e serviços, LULUCF, gestão de resíduos e outras alternativas intersetoriais).

GESTÃO DO CONHECIMENTO E COMUNICAÇÃO

O Projeto permitirá que o conhecimento técnico sobre ações de mitigação seja incorporado por diversas áreas do Governo Brasileiro. Para tanto, estão previstas atividades de disseminação e capacitação com foco nas metodologias adotadas e nos resultados obtidos pelos estudos sobre opções de mitigação, através, por exemplo, de oficinas para pessoal técnico de instituições governamentais e não-governamentais. Também serão elaborados e publicados materiais de treinamento e informação que ficarão disponíveis para o público em geral. Maiores informações estão disponíveis na página:
www.mcti.gov.br/opcoesdemitigacao.

PRODUTOS

Notícias