Contexto
Aqui apresentamos uma visão da pecuária do Brasil e, particularmente, da Amazônia, sobre o seu papel histórico, seu desempenho econômico e implicações ambientais.
Sistemas de produção
Na pecuária de corte predominam dois subsistemas de produção: um subsistema tradicional (extensivo) e um subsistema intensificado (semi-intensivo ou intensivo).
Gestão
A gestão administrativa e financeira, com conhecimento do custo de produção e resultado econômico, é fundamental para o sucesso da pecuária.
Ganho de produtividade
A produtividade da pecuária pode aumentar através da suplementação nutricional, adubação e manejo de pastagens, melhoramento genético e eficiência reprodutiva.
Futuro
A intensificação da pecuária de corte é um processo real e irreversível. Aqui apresentamos cenários de desenvolvimento para o setor.
Geografia da Intensificação
Acesse e baixe os nossos mapas da pecuária e agricultura no Brasil hoje e no futuro através do nosso servidor de mapas.
Entenda o contexto da pecuária de corte na Amazônia e no Brasil e conheça a opinião de pecuaristas sobre o futuro da pecuária assistindo os vídeos abaixo.
Ao longo de dois séculos a pecuária brasileira experimentou um grande desenvolvimento, destacando-se no cenário mundial de produção de carne. Porém, esbarra atualmente em desafios para seguir em frente, como atender a crescente demanda, conciliando o aumento da produtividade com a geração de renda e emprego e a redução dos impactos ambientais.
Entre os principais desafios na atividade pecuária estão a viabilidade econômica em adequação com as exigências ambientais, a contabilidade adequada do empreendimento rural para conhecimento dos custos de produção e lucros, encontrar mão de obra jovem e a forte concorrência da carne bovina no mercado. Por outro lado, a principal perspectiva para o aumento da rentabilidade na pecuária consiste na intensificação dos sistemas produtivos.
O caminho apontado para superar os desafios encontrados pela pecuária de corte brasileira sugere a adoção de novas tecnologias juntamente com a gestão mais eficiente da atividade pecuária, o que permitiria ao setor aumentar sua produtividade e fazer frente ao avanço da agricultura.
A concorrência com o cultivo de soja está levando a uma redução das áreas ocupadas pela pecuária. Para contornar essa situação os pecuaristas necessitam tomar medidas para a profissionalização de suas atividades, como a adoção de tecnologias e de uma gestão mais eficiente. A tendência de aumento do consumo de carne se apresenta como uma boa oportunidade para os pecuaristas aumentarem sua produtividade.