Muitas pessoas querem entender como determinar se um operador de Forex é uma fraude. Neste artigo, detalharemos vários aspectos importantes da escolha de uma corretora confiável, seguindo as regras e examinando os regulamentos e licenças.

Atualmente, o mercado internacional de moedas é um sistema financeiro com milhares de membros assíduos. Um grupo particular destes participantes são as corretoras de Forex, atuando como mediadores entre os trader/investidores privados e o mercado internacional. Para a segurança e proteção legal dos traders, a atividade das corretoras é licenciada por organizações competentes.

O que é uma licença e para que ela serve?

Muitas corretoras se esforçam para obter uma licença, que serve como uma garantia de sua confiabilidade diante de clientes potenciais. Essas licenças são concedidas por instituições financeiras especiais, que verificam a legalidade da atividade da corretora, a auditam e controlam seu trabalho posteriormente, após a emissão da licença. Você pode ler aqui algumas informações sobre como encontrar uma corretora com a melhor licença.

Em outras palavras, uma corretora precisa de uma licença válida para confirmar que não é uma fraude e a legalidade de suas ações, ela realmente leva os negócios de seus traders para o mercado internacional e tem obrigações com eles.

A falta de uma licença de seu país ainda não é motivo para considerar a empresa como fraudulenta. De acordo com a lei, tais corretoras de Forex não estão autorizadas a realizar atividades publicitárias e atrair investidores, mas ninguém pode proibir um cidadão de fazer um acordo on-line com um participante do mercado estrangeiro. Mas será que a empresa realmente tem uma licença de um órgão regulador estrangeiro? Caso a empresa seja do Reino Unido, a permissão é emitida pela FSA, na Europa – pela Autoridade Europeia de Mercados de Valores Mobiliários (ESMA). No Chipre, a licença é emitida pela Cyprus Securities and Exchange Commission – CySEC. Você deve ler com antecedência detalhes sobre regulamentos e licenças, de preferência em sites independentes com avaliações de corretoras por clientes reais.

Mas é importante lembrar que a atividade de corretagem não é obrigatória para licenciamento em alguns países. Dito de outra forma, uma corretora pode se registrar simplesmente como uma pessoa jurídica que oferece tipos particulares de serviços financeiros e pode realmente operar em todo o mundo através da Internet. Leia mais aqui. Naturalmente, isto não significa que tal corretora não seja confiável ou mesmo um golpe. Isto é quando investidores e traders não recebem nenhuma garantia ao lidar com uma corretora como esta.

Também é muito importante lembrar que se uma corretora recebeu uma licença da FCA (UK), o regulador só controla seu trabalho sobre os cidadãos do Reino Unido.

Como escolher o instrumento certo para trade e em que investir?

Para atrair clientes, os golpistas frequentemente recorrem ao pensamento substitutivo: sob o disfarce de investimento em ações e moedas, por exemplo, eles oferecem contratos de CFD. É simplesmente um acordo com uma corretora que você pode receber um pagamento se o ativo em questão subir de valor. Você não possui tecnicamente nenhum ativo, mas recebe cotações do terminal da corretora de forex. Portanto, você não precisa contar com o apoio das autoridades financeiras em caso de problemas.

Um sinal importante de fraude é a manipulação de cotações contra o cliente. Neste caso, é colocada uma cotação que não corresponde ao mercado, como resultado da qual o cliente sofre uma perda.

Qual é a primeira coisa a que você deve prestar atenção?

Há uma coisa que distingue um vigarista de uma corretora de forex honesta. O desejo de conseguir o cliente e seu dinheiro rapidamente e da maneira mais fácil possível. É por isso que, por exemplo, ao contrário de um bom operador que requer a assinatura de um contrato regulando as relações com o cliente, os golpistas muitas vezes se limitam a um acordo de proposta. Se o trader é oferecido o depósito de dinheiro na conta por meio de uma bolsa eletrônica ou mesmo dinheiro em espécie, isto é um mau sinal. Sendo muito difícil rastrear para onde esse dinheiro irá, assim como devolver o dinheiro. Como regra, você pode encontrar muitas informações em vários fóruns de que um operador atrasa o saque de fundos. É uma indicação direta de que a empresa é desleal, ou que começou a ter problemas financeiros.

Independentemente do nível da licença, tal corretora é responsável perante seus clientes – financeira e juridicamente. Se ocorrer uma falência ou outra situação imprevista, o regulador e a lei protegem o trader/investidor e ajudam a devolver os depósitos perdidos às custas do fundo de reserva da corretora. Portanto, todos os traders ou investidores são recomendados a trabalhar somente com corretoras que tenham uma licença válida.