Área de pasto inicial

O pasto constitui o principal uso do solo no setor agropecuário brasileiro. São aproximadamente 223 Mha distribuídos em todo o território nacional destinados à criação de bovinos. A maior parcela está situada na região centro-oeste (62 Mha), sendo o estado do Mato Grosso o principal representante (24 Mha). A região nordeste ocupa a segunda posição (56 Mha) seguida pela região sudeste (50 Mha), norte (32 Mha) e sul (22 Mha). Minas Gerais é o estado brasileiro com a maior área de pasto (34 Mha).

Áreas prováveis para intensificação

Considerando as premissas deste estudo para definição das áreas prováveis para intensificação, do total de pasto no início da simulação, apenas 27% (58 Mha) estariam passíveis de serem intensificados. O restante (165 Mha) continuaria sendo manejado extensivamente. Em termos absolutos, a maior parte das áreas prováveis para intensificação (56%) está situada na região centro-oeste. Mato Grosso se destaca entre os demais estados pela disponibilidade das áreas caracterizadas como prováveis para intensificação. Ao menos 66% de suas pastagens e 78% do seu rebanho seriam passíveis para a intensificação. Independente do cenário projeta-se uma expansão da área total destinada à pastagens. Espera-se alcançar, em 2030, aproximadamente 250 Mha no cenário linha de base (BASE) e 230 Mha nos cenários de intensificação (MIX-PAST, MIX-SUP e MIX-SUP+).

Áreas de pasto reformado

Assumimos  neste estudo um crescimento gradativo do pasto reformado ao longo do período projetado. Para os cenários que partilham a mesma meta de produção de carne para 2030, a necessidade de reforma de pasto para aumentar a produção de carne será tanto maior quanto menor a participação de grãos na dieta dos animais. Isso implica que no cenário MIX-SUP+ será possível produzir a mesma quantidade de carne que os cenários MIX-PAST e MIX-SUP reformando 5,7 e 2,2 Mha a menos, respectivamente. Mato Grosso, dada a sua favorabilidade para intensificação é o estado brasileiro com maior potencial para a reforma das pastagens .

Para mais detalhes sobre os resultados obtidos acesse abaixo a publicação completa.

livro_2