Objetivo

Aumentar a capacidade institucional do país de monitorar o desmatamento, fornecer informações sobre riscos de incêndios florestais e estimar as emissões de (GEE) associadas aos incêndios florestais no Cerrado.

Componentes

O projeto se divide em três componentes: monitoramento do desmatamento; sistemas de informação sobre risco de incêndios florestais e emissões de GEE; e gestão, monitoramento e avaliação do projeto.

O Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) desenvolve dois produtos:

a. Sistema de simulação de propagação do fogo com base em condições meteorológicas, antrópicas e focos de calor.

b. Ferramenta de simulação de propagação de fogo para o planejamento da prevenção e combate de incêndios florestais em unidades de conservação do ICMBio.

Justificativa

O custo do combate à incêndios florestais cresce continuamente, gerando ônus ao Estado. Medidas de planejamento da prevenção e combate aos incêndios no Cerrado com o uso de ferramentas digitais de baixo custo trarão mais eficiência e economia à gestão das Unidades de Conservação federais.

Implementação

O Centro de Sensoriamento Remoto desenvolveu o modelo de ignição, propagação e carbono (FISC), que foi aplicado com sucesso na zona de transição Cerrado/Amazônia e está em adaptação para a aplicação no Cerrado brasileiro.
FISC permite prever, dada uma determinada fonte de ignição (hotpixel), a direção da propagação do fogo, a área total queimada, a duração do fogo, o consumo de biomassa e as emissões de CO2 resultantes. O modelo incorpora o efeito de uma série de fatores antropogênicos, incluindo o zoneamento da terra, proximidade de rodovias e áreas urbanas, e condições climáticas.

O CSR utiliza dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais para alimentação do modelo FISC.

e231be52-14c4-46cc-952a-58076c4e57bd

Parques selecionados

Para o desenvolvimento da ferramenta de simulação de propagação de fogo para o planejamento da prevenção e combate de incêndios florestais foram escolhidos três parques nacionais.

O modelo

O modelo de espalhamento de fogo no Cerrado foi construído utilizando-se equações obtidas por meio de experimentos controlados que estimam a relação entre o comportamento do fogo e diversas varáveis como vento, declividade, umidade da vegetação, combustível disponível, barreiras ao fogo e taxas de queima e regeneração da vegetação. Várias dessas equações apresentam constantes que estão relacionadas ao comportamento local do fogo e que foram calibradas a partir dos dados adquiridos nas atividades de campo realizadas.

A superfície base para a análise de espalhamento é uma superfície de probabilidade bayesiana da chance de fogo dado o combustível seco da vegetação, estimado para cada tipo de vegetação.O modelo consiste em um autômato celular que estima a chance de uma célula, que apresenta um vizinho pegando fogo, de pegar fogo, dadas as condições de combustível, umidade da vegetação, vento, declividade e barreiras.

No vídeo abaixo são descritas as variáveis que compõem o modelo e como elas estão relacionadas ao espalhamento do fogo no Cerrado e nas unidades de conservação integrantes do projeto.