Notícias do projeto

Home/Notícias do projeto
­
1401, 2021

Pesquisadores do CSR publicam artigo sobre o risco de propagação de fogo para o Cerrado brasileiro

Pesquisadores do Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) do Instituto de Geociências da UFMG ligados ao projeto FIP – Monitoramento do Cerrado produziram um novo artigo em parceria com pesquisadoras da Universidade de Brasília sobre o risco de propagação de fogo no Cerrado.

Baseado na relação histórica entre ocorrências de incêndios e estimativas da biomassa vegetal, o modelo desenvolvido pelo grupo a partir do estudo gera mapas de probabilidade mensais para apoiar as atividades de manejo do fogo no bioma.

A pesquisa, além de revelar a relação íntima entre o risco de propagação de fogo e eventos históricos de queima, também mostrou que os incêndios cada vez mais frequentes podem estar causando um declínio da biomassa vegetal do bioma, cujo período médio de recuperação seria de 2,43 anos.

“Esse declínio da biomassa, associado à crescente recorrência dos incêndios no Cerrado, degradam a vegetação nativa. Ao longo do tempo, isso acarreta perda de espécies e serviços ecossistêmicos no Cerrado”, afirma o pesquisador Ubirajara Oliveira, primeiro autor do artigo.

O estudo estará no volume 482 da revista Forest Ecology and Management, do próximo dia 15 de fevereiro, e a versão aceita para publicação já pode ser acessada através do link:

312, 2020

CSR realiza II Capacitação do Modelo Online de Espalhamento de Fogo para o Bioma Cerrado

No dia 02 de dezembro de 2020, às 14h, o CSR realizou a II Capacitação do Modelo Online de Espalhamento de Fogo para o Bioma Cerrado.

O curso sobre o modelo desenvolvido no âmbito do projeto FIP – Monitoramento do Cerrado foi ministrado pelo pesquisador Ubirajara Oliveira e aconteceu em por meio de live no YouTube, contando com a participação de mais de 150 pessoas simultaneamente.

A gravação do evento está disponível no canal do Centro de Sensoriamento Remoto e pode ser assistida clicando abaixo:

2511, 2020

Artigo ligado ao projeto FIP – Monitoramento do Cerrado é publicado na revista Frontiers in Forests and Global Change

Na terça-feira, 24 de novembro de 2020, foi publicado na revista Frontiers in Forests and Global Change um artigo sobre como a vegetação do Cerrado responde aos incêndios frequentes no bioma. Intitulado “Responses of Plant Biomass in the Brazilian Savanna to Frequent Fires” o estudo é assinado por pesquisadores do departamento de Ecologia da UnB e do Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG ligados ao projeto FIP – Monitoramento do Cerrado.

A pesquisa foi realizada utilizando a dinâmica de sistemas que combina análises qualitativas e quantitativas. O estudo foi desenvolvido para apoiar a tomada de decisão em relação à frequência das queimadas prescritas no Cerrado.

Simulando as relações entre a frequência do fogo, a biomassa vegetal e as emissões associadas ao fogo a pesquisa mostrou que, muito embora possua vegetação resiliente ao fogo, a ocorrência de incêndios em intervalos menores que quatro anos no Cerrado pode aumentar o risco de extinção de plantas lenhosas e diminuir o armazenamento de carbono do ecossistema.

O estudo pode ser acessado na íntegra através do site da revista.

Saiu na mídia

Tecnologia criada na UFMG possibilita previsão de incêndios: Equipe de redes sociais da UFMG entrevista pesquisador do CSR sobre Modelo de Propagação do Fogo.
Minas tem cinco incêndios florestais a cada hora; situação que é crítica pode piorar: Hoje em Dia cita Modelo de Propagação do Fogo em matéria.
Pesquisadores da UFMG criam ferramenta que ajuda na prevenção e combate de incêndios: Jornal Minas faz matéria sobre Modelo de Propagação do Fogo.
Programa de computador vai ajudar no combate a incêndios na mata: Matéria do Jornal da Band repercute criação do Modelo de Propagação do Fogo.
Pesquisadores da UFMG desenvolvem tecnologia que calcula direção do fogo nas queimadas: Bom Dia Brasil repercute criação do Modelo de Propagação do Fogo.
Pesquisadores da UFMG desenvolvem tecnologia que prevê incêndios florestais: FM News repercute criação do Modelo de Propagação do Fogo (PDF).
ver tudo