Notícias do projeto

Home/Notícias do projeto
­
2604, 2021

Workshop Monitoramento do Cerrado

Entre os dias 27 e 29 de abril de 2021 acontecerá o Workshop Monitoramento do Cerrado promovido projeto FIP – Monitoramento do Cerrado em parceria com o MundoGEO.

Serão apresentados os dados, a metodologia e a aplicação das informações das ferramentas e sistemas utilizados para o monitoramento da cobertura vegetal do Cerrado brasileiro desenvolvidos pelo projeto.

Voltado para estudantes, pesquisadores, jornalistas e outras pessoas interessadas no tema, o workshop virtual terá sessões de palestras pela manhã e capacitações na parte da tarde.

As inscrições podem ser feitas pelo link:

https://mundogeo.com/workshopcerrado/

Não perca!

1304, 2021

Live “Descubra como utilizar as ferramentas e os dados do Monitoramento do Cerrado”

O professor Birtaldo Soares Filho, coordenador do CSR, participou da live “Descubra como utilizar as ferramentas e os dados do Monitoramento do Cerrado” do projeto FIP – Monitoramento do Cerrado em parceria com o Mundo GEO.

A live aconteceu às 11 horas do dia 13 de abril de 2021 e contou também com a presença do coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e demais biomas do INPE, Cláudio Almeida, e do coordenador técnico do FIP – Monitoramento do Cerrado e Pesquisador Titulas do INPE, Jean Ometto.

Clicando aqui você pode acessar ao material apresentado na live e abiaxo você pode assistir à gravação do evento disponível no YouTube:

3103, 2021

CSR realiza apresentações sobre fogo no Cerrado para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Nos dias 09 e 31 de março de 2021, o CSR promoveu apresentações sobre “Modelagem de dinâmica de material combustível e probabilidade de propagação do fogo no Cerrado brasileiro” para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Ministradas pelo pesquisador Ubirajara Oliveira, as palestras aconteceram em ambiente virtual e juntas reuniram mais de 100 bombeiros do Estado. Foram apresentados o Modelo de Espalhamento do Fogo para o Bioma Cerrado desenvolvido no âmbito do projeto FIP – Monitoramento do Cerrado, suas funcionalidades e potencialidades, bem como o processo de criação da ferramenta computacional.

Em ofício enviado para os pesquisadores da equipe, o Coronel Sérgio José Ferreira, comandante do 1º Comando Operacional de Bombeiros Militar, agradeceu pelo evento e ressaltou a importância do conhecimento prévio do comportamento do fogo “para a segurança e efetividade das operações de combate”.

Veja imagens:

Saiu na mídia

Programas de manejo do fogo potencializam combate a incêndios: Boletim UFMG repercute publicação de artigo ligado ao projeto (PDF).
Pesquisadores da UFMG desenvolvem modelo que prevê probabilidade de queimadas no cerrado: Boletim UFMG repercute publicação de estudo ligado ao projeto (PDF).
Tecnologia criada na UFMG possibilita previsão de incêndios: Equipe de redes sociais da UFMG entrevista pesquisador do CSR sobre Modelo de Propagação do Fogo.
Minas tem cinco incêndios florestais a cada hora; situação que é crítica pode piorar: Hoje em Dia cita Modelo de Propagação do Fogo em matéria.
Pesquisadores da UFMG criam ferramenta que ajuda na prevenção e combate de incêndios: Jornal Minas faz matéria sobre Modelo de Propagação do Fogo.
Programa de computador vai ajudar no combate a incêndios na mata: Matéria do Jornal da Band repercute criação do Modelo de Propagação do Fogo.
ver tudo