Notícias do projeto

Home/Notícias do projeto
­
1810, 2021

Lançamento do Modelo de Espalhamento de Fogo para o Bioma Cerrado

No próximo dia 19 de outubro o Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais realizará a Cerimônia de Lançamento da Plataforma do Modelo de Espalhamento de Fogo para o Bioma Cerrado em live no canal do CSR no Youtube a partir das 9h30m. O evento apresentará os resultados do trabalho desenvolvido pelo laboratório ao longo dos últimos cinco anos no âmbito do projeto Forest Invest Program – Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro.

Durante esse período, o CSR desenvolveu uma plataforma inovadora que disponibiliza diariamente, três vezes ao dia, de forma online e gratuita, informações sobre o risco de propagação de fogo, mais uma série de dados e mapas capazes de auxiliar na prevenção, manejo e combate a incêndios florestais. Além disso, sempre atentando às necessidades de gerentes, funcionários e brigadistas de Unidades de Conservação, o laboratório também desenvolveu uma ferramenta offline de previsão do espalhamento do fogo para ser usada em campo nas atividades de manejo integrado do fogo.

O evento será divido em três partes. A mesa de abertura, sob comando do professor Britaldo Soares Filho, coordenador do CSR, começará às 9h30m e irá até às 10h, com a presença do Coordenador Geral de Biomas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luiz Henrique Mourão Do Canto Pereira, da Especialista Ambiental Sênior do Banco Mundial, Bernadete Lange, da Diretora do Instituto de Geociências, Profa. Vilma Lúcia Macagnan Carvalho e do Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa da UFMG, Prof. André Massensini.

Em sequência, das 10h às 12h, os convidados Luiz Aragão (INPE), Mercedes Bustamante (UnB) e Christian Berlinck (ICMBIO) palestrarão sobre diferentes temas, como pesquisas para o uso sustentável do Cerrado, contribuições da modelagem para prevenção e combate a incêndios e mais. Ao final dessa sessão, o professor Britaldo fará uma breve apresentação com um vídeo produzido pela equipe do CSR.

Na parte da tarde, a partir das 14h, o pesquisador do CSR e um dos idealizadores do modelo, Ubirajara Oliveira, ministrará uma capacitação da Plataforma do Modelo de Espalhamento de Fogo para o Bioma Cerrado com as mais novas atualizações realizadas.

Interessados podem se inscrever através do link https://forms.gle/tEf7A76KAbKaN7eJ9.

1608, 2021

Resultados do projeto FIP são apresentados para o Exército Brasileiro

No dia 9 de agosto de 2021, o pesquisador Ubirajara Oliveira, do CSR-UFMG, participou de uma reunião com representantes da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exército Brasileiro (DPIMA/EB) em que apresentou resultados obtidos no projeto FIP-Monitoramento do Cerrado.

O encontro foi realizado a pedido da DPIMA e contou com a presença do Gen Div Paulo Alípio Branco Valença, diretor do órgão, do Cel Helder Barros Guimarães, chefe da Seção de Meio Ambiente, do Cel R1 Paulo Silas Gomes Moreira, assessor especial da Seção de Meio Ambiente, e do Cap QEM Cart Bruno Silva Araújo, chefe da Subseção de Geoinformação. Além dos já citados, também participaram os pesquisadores Raoni Rajão, coordenador do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais  da UFMG, e Laercio Namkawua, pesquisador do INPE, também apresentando resultados de suas pesquisas em andamento.

Na ocasião, o Gen Div Paulo Alípio Branco Valença demonstrou interesse em avançar na colaboração com o INPE e UFMG para apoiar o Exército Brasileiro no monitoramento dos campos de treinamento, com foco nos riscos de invasão e queimadas. O pesquisador Ubirajara, então, demonstrou a aplicabilidade do Modelo de Espalhamento de Fogo para o Bioma Cerrado na prevenção de queimadas no interior dessas áreas e outras Áreas Militares dentro do bioma.

A reunião foi concluída de forma positiva, com a avaliação da possibilidades da assinatura de um Acordo de Cooperação envolvendo o Exército Brasileiro, a UFMG, o INPE e possivelmente outros órgãos.

2207, 2021

Capacitação do Modelo Offline de Espalhamento de Fogo no Cerrado

No dia 21 de julho de 2021, às 14h, o Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG promoveu a Capacitação do Modelo Offline de Espalhamento de Fogo no Cerrado.

Voltado para funcionários, gestores das Unidades de Conservação do ICMBIO e brigadistas, o evento contou com 200 inscritos e aconteceu via YouTube.

Na ocasião, foi apresentada uma versão mais rápida e simples de usar da plataforma criada para auxiliar no planejamento da prevenção e combate de incêndios florestais nas UCs.

Confira abaixo a gravação da capacitação:

Saiu na mídia

Programas de manejo do fogo potencializam combate a incêndios: Boletim UFMG repercute publicação de artigo ligado ao projeto (PDF).
Pesquisadores da UFMG desenvolvem modelo que prevê probabilidade de queimadas no cerrado: Boletim UFMG repercute publicação de estudo ligado ao projeto (PDF).
Tecnologia criada na UFMG possibilita previsão de incêndios: Equipe de redes sociais da UFMG entrevista pesquisador do CSR sobre Modelo de Propagação do Fogo.
Minas tem cinco incêndios florestais a cada hora; situação que é crítica pode piorar: Hoje em Dia cita Modelo de Propagação do Fogo em matéria.
Pesquisadores da UFMG criam ferramenta que ajuda na prevenção e combate de incêndios: Jornal Minas faz matéria sobre Modelo de Propagação do Fogo.
Programa de computador vai ajudar no combate a incêndios na mata: Matéria do Jornal da Band repercute criação do Modelo de Propagação do Fogo.
ver tudo