O Modelo de Propagação de Fogo, desenvolvido no âmbito do projeto FIP Monitoramento do Cerrado pelos pesquisadores do CSR, vem sendo objeto de diversas matérias na mídia nacional. Confira cada uma delas nos links abaixo:
Rádio CBN: PESQUISADORES DA UFMG CRIAM TECNOLOGIA QUE PODE PREVER INCÊNDIOS EM MASSA
Agrosoft: FERRAMENTA AJUDA NA PREVENÇÃO E COMBATE DE INCÊNDIOS
Redação com Dendê (PDF): PESQUISADORES DA UFMG DESENVOLVEM TECNOLOGIA QUE PREVÊ INCÊNDIOS FLORESTAIS
FM News (PDF): PESQUISADORES DA UFMG DESENVOLVEM TECNOLOGIA QUE PREVÊ INCÊNDIOS FLORESTAIS
Criativa Online (PDF): UFMG DESENVOLVE TECNOLOGIA QUE PREVÊ INCÊNDIOS FLORESTAIS
FM Atitude (PDF): PESQUISADORES DA UFMG DESENVOLVEM TECNOLOGIA QUE PREVÊ INCÊNDIOS FLORESTAIS
Jornal Minas: PESQUISADORES DA UFMG CRIAM FERRAMENTA QUE AJUDA NA PREVENÇÃO E COMBATE DE INCÊNDIOS
Jornal da Band: PROGRAMA DE COMPUTADOR VAI AJUDAR NO COMBATE A INCÊNDIOS NA MATA
Bom Dia Brasil: PESQUISADORES DA UFMG DESENVOLVEM TECNOLOGIA QUE CALCULA DIREÇÃO DO FOGO NAS QUEIMADAS
G1 (PDF): PESQUISADORES DA UFMG DESENVOLVEM TECNOLOGIA QUE PREVÊ INCÊNDIOS FLORESTAIS
MG no Ar: PESQUISADORES CRIAM TECNOLOGIA CAPAZ DE PREVER INCÊNDIOS FLORESTAIS
Boletim UFMG (PDF): TECNOLOGIA CRIADA NA UFMG POSSIBILITA PREVISÃO DE INCÊNDIOS

 

Apresentação do Prof. Ubirajara Oliveira no 3º Seminário do Sistema Gestão Geoespacializada da Transmissão (GGT) sobre o modelo de propagação de fogo gerado no projeto FIP Cerrado.
Acesse aqui o vídeo completo do evento.

Publicação no periódico Science Advances traz resultados da aplicação do modelo FISC para a investigação do espalhamento de fogo na Amazônia. O artigo ganhou repercussão em mídias reconhecidas. Acesse abaixo as principais reportagens sobre o assunto.
CNN (PDF): THE AMAZON IS A KEY BUFFER AGAINST CLIMATE CHANGE: A NEW STUDY WARNS WILDFIRES COULD DECIMATE IT
Estadão (PDF): AQUECIMENTO GLOBAL DEVE PIORAR INCÊNDIOS NA AMAZÔNIA E DESTRUIR 16% DO SUL DA FLORESTA
El País (PDF): MUDANÇA CLIMÁTICA AUMENTARÁ OS INCÊNDIOS NA FLORESTA AMAZÔNICA
O Globo (PDF): CRISE DO CLIMA AMEAÇA 22 MILHÕES DE HECTARES DA AMAZÔNIA COM FOGO
Observatório do Clima (PDF): CLIMA TORNARÁ AMAZÔNIA DUAS VEZES MAIS INFLAMÁVEL NESTE SÉCULO
Nature Research Journal (PDF): PLAYING WITH FIRE COULD TURN THE AMAZON INTO A CARBON SOURCE

Foi realizado, no dia 6 de dezembro no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, o curso de capacitação para o uso do Modelo de Espalhamento do Fogo, resultado do projeto FIP Cerrado. O curso foi ministrado pelo pesquisador Ubirajara Oliveira e teve um público de 20 pessoas. Todo o treinamento está disponível em vídeo para acesso público.

Foi realizado, no dia 5 de novembro, o curso de capacitação para o uso do Modelo de Espalhamento do Fogo, resultado do projeto FIP Cerrado durante evento do Mundo GEO, em São Paulo. O curso foi ministrado pelo pesquisador Ubirajara Oliveira e teve um público de 42 pessoas.

O pesquisador Dr. Ubirajara Oliveira apresentou os resultados do modelo de simulação de fogo no I Workshop “Ignite: subsídios para o manejo do fogo no Cerrado” ocorrido na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais em 22 de agosto de 2019. Acesse aqui a apresentação.

Pesquisadores do Centro de Sensoriamento Remoto realizam reunião no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para apresentar resultados preliminares do projeto. Agosto de 2019.

Boletim Informativo da APA Morro da Pedreira e do Parque Nacional da Serra do Cipó divulga a participação da equipe do Centro de Sensoriamento Remoto nas atividades de manejo do fogo do parque em abril de 2019.

Os pesquisadores Dr. Ubirajara Oliveira e Prof. Dr. Britaldo Soares Filho foram convidados a apresentar os resultados do modelo de simulação de fogo em um workshop realizado na cidade de Potsdam, Alemanha. O evento teve como objetivo discutir possíveis interações e colaborações na modelagem de fogo entre o desenvolvimento do modelo FISC-Cerrado (Fire, Ignition, Spread and Carbon Balance) e o modelo desenvolvido pela Dr.ª Kirsten Thonicke e por Markus Drüke, pesquisadores do Potsdam Institute for Climate Impact Research, SPITFIRE (Spread and Intensity of Fire).

Boletim Informativo da APA Morro da Pedreira e do Parque Nacional da Serra do Cipó divulga a participação no I Workshop Risco e Espalhamento de Fogo ocorrido em fevereiro de 2019 na Universidade Federal de Minas Gerais.

I Workshop Risco e Espalhamento de Fogo: Desenvolvimento de sistemas de prevenção de incêndios florestais e monitoramento da cobertura vegetal do cerrado
– Data: 19/02/2019
– Local: Instituto de Geociências (IGC/UFMG)
– Sala 3053

Apresentação filmada no V Encontro de Pesquisadores da Chapada dos Veadeiros, no qual os brigadistas Valdecir e Marconey falam sobre o combate aos incêndios ocorridos em outubro de 2017 no parque e seus arredores.
Apresentação elaborada a partir de um trabalho de campo no Parque Nacional da Serra do Cipó sobre o desenvolvimento de sistemas de prevenção de incêndios florestais e monitoramento da cobertura vegetal no Cerrado.
Trabalho de campo realizado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros nos dias 18/08/2017 a 22/08/2017.
Trabalho de campo realizado no Parque Nacional da Serra da Canastra nos dias 02/10/2017 a 05/10/2017.