No dia 9 de agosto de 2021, o pesquisador Ubirajara Oliveira, do CSR-UFMG, participou de uma reunião com representantes da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exército Brasileiro (DPIMA/EB) em que apresentou resultados obtidos no projeto FIP-Monitoramento do Cerrado.

O encontro foi realizado a pedido da DPIMA e contou com a presença do Gen Div Paulo Alípio Branco Valença, diretor do órgão, do Cel Helder Barros Guimarães, chefe da Seção de Meio Ambiente, do Cel R1 Paulo Silas Gomes Moreira, assessor especial da Seção de Meio Ambiente, e do Cap QEM Cart Bruno Silva Araújo, chefe da Subseção de Geoinformação. Além dos já citados, também participaram os pesquisadores Raoni Rajão, coordenador do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais  da UFMG, e Laercio Namkawua, pesquisador do INPE, também apresentando resultados de suas pesquisas em andamento.

Na ocasião, o Gen Div Paulo Alípio Branco Valença demonstrou interesse em avançar na colaboração com o INPE e UFMG para apoiar o Exército Brasileiro no monitoramento dos campos de treinamento, com foco nos riscos de invasão e queimadas. O pesquisador Ubirajara, então, demonstrou a aplicabilidade do Modelo de Espalhamento de Fogo para o Bioma Cerrado na prevenção de queimadas no interior dessas áreas e outras Áreas Militares dentro do bioma.

A reunião foi concluída de forma positiva, com a avaliação da possibilidade da assinatura de um Acordo de Cooperação envolvendo o Exército Brasileiro, a UFMG, o INPE e possivelmente outros órgãos.