A produtividade e o controle dos custos de eficiência financeira de produção se impõem como regras básicas de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Para tanto, é necessária uma boa gestão do negócio. As empresas rurais, independentemente de seu tamanho, necessitam solucionar problemas e tomar decisões estratégicas e operacionais. Nesse sentido, o uso de ferramentas gerenciais é fundamental para o diagnóstico do negócio, planejamento e controle do sistema de produção, visando aumentar sua competitividade e sustentabilidade econômica. Cada propriedade possui suas particularidades e desafios, levando à necessidade de diferentes abordagens de ações gerenciais. Etapas importantes para estabelecer a gestão estratégica são:

  • Determinação dos objetivos. É o ponto principal do planejamento, com definições genéricas e definições dos propósitos da empresa, de acordo com o ramo de atuação, pretensão futura, busca pelo lucro, segurança, prestígio social, entre outros.
  • Análise do ambiente externo. É necessário buscar informações em relação às ameaças, oportunidades e restrições sob cenários nacionais e mundiais que possam aumentar ou diminuir a rentabilidade da atividade. Entre os fatores que devem ser analisados, estão o preço das commodities, juros, balança comercial, análise de mercado (oferta e demanda), estudo de tendências futuras, barreiras alfandegárias, taxas de exportações e importações, imposições ambientais, entre outros.
  • Análise interna da empresa. É uma análise dos recursos existentes na empresa, como por exemplo os físicos, financeiros, administrativos, mercadológicos e humanos. Dessa forma, é necessário levantar suas disponibilidades, necessidades, gama de fornecedores e compradores.
  • Geração e avaliação das metas e estratégias. Para a determinação das metas, os recursos disponíveis na fazenda devem ser avaliados, tais como solos, vegetação, relevo, animais, recursos hídricos, recursos financeiros disponíveis, mão-de-obra qualificada, estradas, energia elétrica, benfeitorias etc.

IMG_0266

Após estabelecer os objetivos, deverão ser definidas as estratégias para alcançar as metas propostas no projeto. A próxima etapa é a implantação das estratégias que deverão ser executadas pelos gerentes, técnicos e funcionários da propriedade. Um aspecto fundamental nesse ponto é a coleta de dados de produção (técnicos e econômicos) para o monitoramento e a comparação dos índices atuais, metas planejadas e metas realizadas. Pelo monitoramento, é possível avaliar quais os pontos críticos do sistema e a eficiência das estratégias utilizadas. Esse é o momento de ajuste, quando os desvios deverão ser corrigidos e as estratégias poderão ser modificadas.

A bovinocultura de corte representa uma atividade dinâmica e complexa (ver figura). Por esse motivo, é necessário utilizar ferramentas gerenciais. Uma das vantagens dessas ferramentas é o fato de elas serem instrumentos de gestão para identificar problemas e soluções nas fases de cria, recria e engorda.

DSC_0151

Essas ferramentas podem ser usadas para planejar ações que façam a previsão dos próximos passos, aplicando e adequando tecnologia ao sistema produtivo, além de reduzir custo unitário e, consequentemente, aumentar a eficiência produtiva e econômica do sistema de produção.

Embora seja de importância fundamental para a tomada de decisão dos pecuaristas, vale a pena lembrar que o custo de produção é uma variável desconhecida pela imensa maioria dos produtores brasileiros. Com exceção de pouquíssimos produtores mais tecnificados, a grande maioria não tem nem como saber quanto está lucrando (ou se está obtendo prejuízo) ou que ajustamentos podem ser feitos para reduzir custos e melhorar a rentabilidade de suas propriedades (1). Por tudo isso, a análise de custos não deve ser usada de forma isolada. É fundamental que os custos sejam analisados de forma conjunta ao estudo mais amplo do sistema produtivo em que a propriedade está inserida.

Por fim, para um bom uso das ferramentas gerenciais é necessário que o proprietário ou gerente da propriedade conheça as noções básicas em contabilidade rural.

Em resumo, um planejamento gerencial de fazendas de pecuária de corte envolve, numa primeira etapa, um diagnóstico da propriedade por meio de inventário. Durante esse diagnóstico, todas as características físicas, estruturais, produtivas e financeiras da propriedade são descritas e quantificadas. Em seguida, procede-se a análise da visão geral do sistema, no qual será implantado o modelo de gestão por macroprocessos com a representação geral dos componentes do sistema e sua respectiva hierarquia de processos. Como resultado, o planejamento gerencial estabelece as ações estratégicas para atingir determinados objetivos, identificando e mapeando os processos críticos. Para ambas as etapas, são especificados os indicadores de desempenho que servirão para avaliar o sucesso ou não da estratégia adotada.

bovinoculturadecorte

 Figura –  Complexidade da bovinocultura de corte.