Modelagem de cenários
Nossas projeções focam na pecuária de corte. São três cenários modelados para o ano de 2030/2031: Tendencial que assume a tendência histórica; Conservador que se desenvolve sob um prognóstico pessimista da conjuntura econômica nacional e o Inovador com forte tecnificação visando maior produtividade e consequentemente menor crescimento do rebanho.
Cenários para o Brasil
O cenário inovador projeta para o Brasil um rebanho com 253 milhões de cabeças em 2030. Bovinos terminados em confinamento serão 14,7 milhões, o que representará 44% do total de machos abatidos. O semi-intensivo terá 7,8 milhões abatidos. Já o extensivo chegará a 11 milhões de cabeças.
Cenários para a Amazônia
Sob o cenário Inovador, os estados da Amazônia apresentam potencial de crescimento do setor pecuário, com capacidade de aumento dos índices produtivos em sistemas integrados de baixo carbono que beneficiam a economia regional e nacional com impacto no desenvolvimento da região, sem precisar com isso expandir as pastagens.
Cenários para os Estados
As projeções de crescimento da pecuária de corte nos três cenários modelados para cada estado da Amazônia demonstram o impacto da intensificação do sistema nos índices produtivos da pecuária de corte , mas elas são diferentes de acordo com o potencial produtivo e de mercado de cada estado.
Financiamentos para pecuária
R$ 37,3 bilhões de reais foram investidos em custeio e comercialização da atividade da pecuária em 2013, o que representou 27% do valor total do PLANO SAFRA do mesmo ano. Dentre os principais programas de financiamento ao pecuarista, encontram-se o Programa ABC, o Programa INOVAGRO e o Programa MODERAGRO.
Investimentos em intensificação
Investimentos necessários na pecuária de corte para o alcance das metas do cenário Inovador incluem formação, manutenção, adubação e manejo de pastagens, suplementação nutricional estratégica, bem como técnicas necessárias aos manejos reprodutivo e sanitário, melhoramento genético, melhor gestão administrativa e treinamento de mão obra especializada.
Barreiras a serem vencidas
Principais barreiras a serem vencidas são: 1) amortização do preço da carne entre o mercado e o produtor devido ao oligopólio de frigoríficos; 2) falta de assistência rural ao pecuarista e carência de mão de obra qualificada e 3) gestão técnica e administrativa ineficiente do empreendimento rural.