Amazonas

Amazonas

Apesar da crescente melhoria de infraestrutura de transporte, o estado do Amazonas ainda apresenta baixos índices produtivos na pecuária bovina.

Pará

Pará

O Estado do Pará, com o 4º maior rebanho bovino do País no ano de 2013, apresenta uma pecuária de corte baseada em pastagens cultivadas de boa produtividade, principalmente nas regiões sul e sudeste do estado.

Rondônia

Rondônia

Atualmente o estado de Rondônia apresenta um cenário de expansão da cultura da soja e milho, o que beneficia diretamente o sistema de pecuária regional, com menor preço desses insumos e oportunidade de implantação de sistemas integrados lavoura-pecuária.

Tocantins

Tocantins

O estado do Tocantins possui tradição de pecuária bovina de corte. Segundo a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, desde o surgimento do estado a criação de gado de corte e de leite cresceu 95%, passando de cerca de 4,2 milhões de cabeças de gado, em 1988.

Mato Grosso

Mato Grosso

Uma das tendências mais importantes na criação de gado no Brasil nos últimos anos tem sido o aumento da tecnologia de confinamento para engordar o gado com menos tempo para o abate.

Acre

Acre

A pecuária de corte é a atividade com maior expressão econômica do setor agropecuário do estado do Acre, representando aproximadamente 40% do valor bruto da produção.

Amapá

Amapá

A localização estratégica do estado e a ampliação do porto de Santana pela Companhia Norte de Navegação e Portos (Cianport) representam outro atrativo para os agricultores e pecuaristas, sobretudo do Mato Grosso, interessados em escoar parte da produção pelo Rio Amazonas para reduzir custos de logística.

Maranhão

Maranhão

O Maranhão foi a locomotiva da pecuária de corte nordestina nos últimos anos e ainda dispõe de área considerável para fomentar a atividade no estado. Com o 12º rebanho bovino do país, em número de cabeças, projeções indicam um rebanho próximo 10,8 milhões de cabeças em 2031.

Roraima

Roraima

Roraima possui 225 mil Km² de área territorial, dos quais 17% são constituídos pelo ecossistema de savana, conhecido localmente como região do lavrado. As savanas de Roraima ocupam uma área no nordeste do estado, sendo compostas principalmente por pastagens naturais ou nativas.

Cenários para a Amazônia

Cenários para a Amazônia

Sob o cenário Inovador, os estados da Amazônia apresentam potencial de crescimento do setor pecuário, com capacidade de aumento dos índices produtivos em sistemas integrados de baixo carbono que beneficiam a economia regional e nacional com impacto no desenvolvimento da região, sem precisar com isso expandir as pastagens.