Internacionalização
As ações de internacionalização do PPG-AMSA ocorrem tanto no sentido de apoiar a visibilidade do programa através da participação de docentes e discentes em eventos e publicações internacionais, como também através da adoção de medidas internas que, ainda que lentamente, estão permitindo ao programa receber alunos e pesquisadores estrangeiros.
Em 2020 o PPG esteve trabalhando nos procedimentos administrativos para a contratação de um professor visitante estrangeiro que ficará alocado exclusivamente no PPG-AMSA. Este foi o resultado de uma candidatura em 2018, a um edital interno da UFMG onde ganhou uma “International Professorship”. O candidato selecionado foi o Professor Sergio Villamayor Tomas (https://ictaweb.uab.cat/personal_detail.php?id=4066) do ICTA em Barcelona que será professor visitante do nosso PPG por um período de até 3 anos, a partir de 2021.
Durante o quadriénio recebemos o aluno Ivo Verhaar da Universidade de Avans dos Paises Baixos (https://www.avans.nl/international), que realizou seu estágio no âmbito do Programa Biobased Brasil. Seu trabalho no PPG-AMSA foi integrado no Programa Estudos Ecológicos de Longa Duração (PELD) que decorre no Parque Estadual do Rio Doce (PERD), MG. Ivo participou junto com alunos de Mestrado, Doutorado e IC no desenvolvimento de cenários participativos para o entorno do PERD.
Durante o quadriênio, o PPG-AMSA teve matriculados 7 discentes de MESTRADO estrangeiros:
- Adolfo Andres Hincapie Garcia (Colômbia)
- Castigo David Augusto Machava (Moçambique)
- Gustavo Adolfo Tinoco Martinez (Colômbia)
- Juan David Mendez Quintero (Colômbia)
- Miluska Blas Leon (Peru)
- Thomas Lloyd Rickard (Reino Unido)
- Trevor Ray Tisler (Estados Unidos)
- Estrangeiros matriculados no DOUTORADO do programa durante o quadriênio:
- Thomas Lloyd Rickard (Reino Unido)
- Anacleto Marito Diogo (Angola)