Início>Início>O Programa>Internacionalização

internacionalização

As ações de internacionalização do PPG-AMSA ocorrem tanto no sentido de apoiar a visibilidade do programa através da participação de docentes e discentes em eventos e publicações internacionais, como também através da adoção de medidas internas que, ainda que lentamente, estão permitindo ao programa receber alunos e pesquisadores estrangeiros.

Em 2020 o PPG esteve trabalhando nos procedimentos administrativos para a contratação de um professor visitante estrangeiro que ficará alocado exclusivamente no PPG-AMSA. Este foi o resultado de uma candidatura em 2018, a um edital interno da UFMG onde ganhou uma “International Professorship”. O candidato selecionado foi o Professor Sergio Villamayor Tomas (https://ictaweb.uab.cat/personal_detail.php?id=4066) do ICTA em Barcelona que será professor visitante do nosso PPG por um período de até 3 anos, a partir de 2021.

Durante o quadriénio recebemos o aluno Ivo Verhaar da Universidade de Avans dos Paises Baixos (https://www.avans.nl/international), que realizou seu estágio no âmbito do Programa Biobased Brasil. Seu trabalho no PPG-AMSA foi integrado no Programa Estudos Ecológicos de Longa Duração (PELD) que decorre no Parque Estadual do Rio Doce (PERD), MG. Ivo participou junto com alunos de Mestrado, Doutorado e IC no desenvolvimento de cenários participativos para o entorno do PERD.

Durante o quadriênio, o PPG-AMSA teve matriculados 7 discentes de MESTRADO estrangeiros:

Adolfo Andres Hincapie Garcia (Colômbia)

Castigo David Augusto Machava (Moçambique)

Gustavo Adolfo Tinoco Martinez (Colômbia)

Juan David Mendez Quintero (Colômbia)

Miluska Blas Leon (Peru)

Thomas Lloyd Rickard (Reino Unido)

Trevor Ray Tisler (Estados Unidos)

Estrangeiros matriculados no DOUTORADO do programa durante o quadriênio:

Thomas Lloyd Rickard (Reino Unido)

Anacleto Marito Diogo (Angola)