.

BALANÇO AMBIENTAL EM FOCO

Conexão entre desmatamento, código florestal, produção e exportação de soja e carne bovina para a União Europeia

A revisão em 2012 do Código Florestal brasileiro foi o início de um processo gradual de relaxamento dos mecanismos legais de proteção ambiental no país. Em 2019 uma onda de incêndios florestais na Amazônia despertou a atenção da mídia global sobre os índices crescentes de desmatamento que atingiram a maior taxa da década. Governos Europeus, investidores internacionais, bem como compradores de commodities agrícolas brasileiras

demonstram preocupação de que produtos contaminados pelo desmatamento possam estar chegando a seus países. Para revelar as ligações entre o desmatamento nos principais biomas brasileiros, Amazônia e Cerrado, e as exportações de soja e carne bovina para a União Europeia, vinculamos explicitamente o desmatamento potencialmente ilegal em propriedades rurais com sua produção agrícola e exportações para o bloco econômico.

METODOLOGIA

Foi realizada uma análise abrangente do grau de cumprimento do Código Florestal por propriedade rural privada registrada no Cadastro Ambiental Rural (CAR) nos biomas Amazônia e Cerrado. A isso, agregamos a produção de soja e carne bovina por propriedade rural associada ou não ao desmatamento potencialmente legal e ilegal. Por fim, calculamos a fração dessa produção contaminada com desmatamento potencialmente ilegal que é exportada para a União Europeia.

Saiba mais

AVISO LEGAL

Os mapas e dados disponibilizados neste site devem ser usados exclusivamente para fins científicos. As informações aqui apresentadas não constituem relatórios ou declarações que atestem ou não a conformidade legal das propriedades rurais individualmente. Dada a natureza dinâmica e geral das leis, regras e regulamentos, bem como os riscos inerentes aos dados auto declaratórios utilizados na modelagem, podem haver significativos atrasos, omissões e imprecisões. A aplicação e o impacto da legislação ambiental podem variar significativamente em razão de diversos fatores específicos envolvidos. Dessa forma, os geodados e estimativas contidas neste site não substituem em hipótese alguma a validação do Cadastro Ambiental Rural e análises de conformidade legal individuais que devem ser emitidas somente pelas instituições públicas competentes.

Os autores não se responsabilizam por quaisquer imprecisões, erros, omissões ou resultados obtidos com o uso das informações disponíveis neste site. Devido às limitações dos dados de entrada dos modelos, os autores não garantem a exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade dos dados, nem são responsáveis pela publicação ou transferência acidental de dados incorretos ou imprecisos. Nenhuma responsabilidade é assumida por danos ou outras responsabilidades devido à precisão, disponibilidade, uso ou uso indevido das informações aqui fornecidas.

É importante ressaltar que, devido às incertezas inerentes aos dados geoespaciais disponíveis, o estudo não procura determinar com precisão a conformidade ambiental de cada propriedade privada, juntamente com sua produção agrícola. Em vez disso, aplica uma abordagem massiva de big data para definir o nível de desmatamento potencialmente legal e ilegal e sua associação potencial à produção agrícola. Em circunstância alguma os autores serão responsabilizados por quaisquer danos, decisões ou providências tomadas com base nas informações contidas neste site, ou por quaisquer prejuízos indiretos, perdas ou quaisquer eventos similares que possam resultar do uso de mapas ou das informações que eles contêm.