Um estudo publicado recentemente no periódico Plos Biology divulgou uma lista com os cem mil cientistas mais influentes do mundo, em que o coordenador do Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG, professor Britaldo Soares Filho, aparece entre os 50 mil primeiros nomes no ranking do ano de 2019.

O levantamento foi feito utilizando-se dados da base Scopus e foram consideradas seis métricas de citações para elaborar dois tipos de ranking. Um levou em conta citações de publicações ao longo dos últimos 22 anos e o outro considerou citações dentro do período de um ano, tendo sendo feitas listas para os anos de 2017, 2018 e 2019.

Foi no ranking de 2019 que o professor Britaldo apareceu na 46.310ª posição, entre os 50 mil mais influentes daquele ano, ficando em sétimo lugar quando considera-se somente os cientistas da UFMG e em 114º considerando apenas os brasileiros. Vale ressaltar ainda que o professor foi o único do Instituto de Geociências da UFMG a aparecer no estudo.

Britaldo Soares Filho é professor do Departamento de Cartografia desde 1990 e se tornou titular no ano de 2012. Ao longo desses anos desenvolve pesquisas importantes na área de análise e modelagem de sistemas ambientais, incluindo a modelagem de dinâmica de paisagem e suas aplicações para o desenho e avaliação de políticas públicas. Das suas pesquisas também nasceu o software para modelagem ambiental DINAMICA EGO, utilizado por pesquisadores de diversos países ao redor do mundo.

Também atuou junto ao setor público brasileiro participando em projetos relevantes como o Opções de Mitigação de Gases Efeito Estufa sem setores-chave do Brasil.

Integrou o grupo 3 de trabalho do capítulo de florestas do IV Relatório do IPCC, premiado com o Nobel da Paz em 2007. Em 2016 foi agraciado pela Fundação Alexander von Humboldt com o prêmio Georg Foster Research pelo desenvolvimento de métodos inovadores no campo da Geografia e da Cartografia que influenciaram uma série de medidas de proteção ambiental no Brasil.

É com muita alegria que recebemos essa notícia e parabenizamos o professor Britaldo por mais esse reconhecimento do trabalho de excelência desenvolvido ao longo de toda sua carreira em colaboração com os pesquisadores do CSR.