Os pesquisadores do CSR, Raoni Rajão e Britaldo Soares-Filho, receberam, juntamente com parceiros, o prêmio Amílcar Herrera da Associação Latino-Americana de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (ESOCITE) pelo artigo “O risco das falsas controvérsias científicas para as políticas ambientais brasileiras”. Publicado originalmente em inglês na revista Biological Conservation em fevereiro de 2022, o artigo expõe a estratégia de criação de falsas controvérsias científicas por um grupo de pesquisadores brasileiros liderados por Evaristo de Miranda e aponta o enorme impacto negativo delas nas políticas públicas brasileiras para o meio ambiente.

O prêmio Amílcar Herrera é dado a trabalhos de pesquisadores sênior e em atividade publicados nos últimos 5 anos que tratam de aspectos relevantes da relação entre ciência e tecnologia e sociedade.

Amilcar Herrera foi um geólogo argentino exilado pela ditadura do país e que, após passagem pela Inglaterra, se radicou no Brasil em 1979 onde fundou o Instituto de Geociências e o Departamento de Política Científica e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua explicação sobre os obstáculos ao desenvolvimento da América Latina não serem produto de falta de capacidade científica, mas de pouca demanda social local por pesquisa e desenvolvimento, e sua distinção entre política implícita e explícita de ciência e tecnologia (C&T) estão entre suas contribuições fundamentais para o pensamento sobre C&T e sociedade na América Latina.