
Profs. Raoni Rajão, Marcelo Costa e visitantes Joanna Perrens, Laura Queiroz e Guilherme Ranier
O Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG recebeu na segunda-feira, dia 10 de março de 2025, a visita de Joanna Perrens, Conselheira Política e Vice-Chefe de Engajamento Estratégico do Reino Unido no Brasil, Laura Queiroz, Diretora de Relações Governamentais e Comércio do Reino Unido em Minas Gerais, e Guilherme Ranier, Analista Comercial de Mineração Responsável do Consulado do Reino Unido.
Durante a vista, os representantes discutiram com os professores Raoni Rajão e Marcelo Costa sobre as tecnologias produzidas pelo laboratório e pelo Centro Institucional de Tecnologia e Inovação Modelagem Ambiental (CT Modelagem) utilizando técnicas de sensoriamento remoto, modelagem ambiental e geoprocessamento que auxiliam na identificação de áreas de desmatamento, queimadas e garimpo ilegal. Foram debatidas formas de governos internacionais utilizarem as ferramentas para criar planos de ação para combater as práticas ilegais mencionadas. Um dos principais pontos de atenção esteve nos desafios de se fazer a rastreabilidade do ouro ilegal e como enfrentar o problema da ilegalidade.
A partir dessa visita, o CSR, o CT Modelagem e o Consulado do Reino Unido esperam promover o engajamento com equipes do Governo Britânico para pensar em novas áreas de atuação conjunta, além de estabelecer pontes para que outros consulados e embaixadas conheçam as tecnologias da UFMG e as utilizem em potenciais parcerias. Vale lembrar que o Governo Britânico teve papel importante no apoio de projetos como o SeloVerde e o CAR 2.0 MG.