Manejo de pastagem
A degradação das pastagens é um dos maiores problemas da pecuária e tem influência direta na sua rentabilidade. Considerando a fase de recria e engorda, a produtividade de carne em uma pastagem degradada está em torno de 2 arrobas/ha/ano, enquanto em uma pastagem melhorada ela pode atingir 16 arrobas/ha/ano.
Creep-feeding
Após o primeiro mês de lactação a quantidade de leite ingerida pelos bezerros não supre a quantidade de nutrientes necessária para o seu crescimento ideal. O creep-feeding é a utilização de um cocho privativo para o bezerro receber um reforço alimentar com uma ração concentrada e balanceada.
Semiconfinamento e confinamento
O semiconfinamento consiste no fornecimento de concentrado para animais que estão em pastagens diferidas que são aquelas áreas vedadas durante o final das águas. O sistema de confinamento fornece o total da dieta do animal no cocho, a qual pode ser formada pela combinação de volumoso e alimento concentrado.
Integração lavoura-pecuária
A integração da agricultura com a pecuária consiste em rotacionar o cultivo de graníferas a forrageiras. Geralmente, são cultivadas de uma a duas culturas (início das chuvas: milho, soja, arroz) por ano, além de uma safrinha (milho sorgo ou milheto), fazendo o consórcio ou rotação com uma forrageira.
Melhoramento genético
As raças de bovinos para a produção de carne são numerosas, possuindo diferentes adaptações ao clima, resistência aos parasitas, taxas de crescimento, habilidade materna, eficiência reprodutiva, acabamento de carcaça e exigências nutricionais. O cruzamento pode promover incorporação de características desejáveis de duas ou mais raças.
Eficiência reprodutiva
A baixa eficiência reprodutiva das fêmeas observada na maioria dos rebanhos, seja pela tardia idade à primeira cria, seja pelo longo intervalo entre as parições sucessivas, é um dos fatores que mais limitam a produção de carne bovina em regiões tropicais.
Estação de monta
A estação de monta é uma prática em que as fêmeas em reprodução são expostas ao touro ou à inseminação artificial durante um determinado período do ano, com o objetivo de concentrar os partos. A adoção dessa prática possibilita a identificação de fêmeas de melhor desempenho reprodutivo.
Inseminação artificial
A inseminação artificial permite acelerar processo de melhoramento genético e a obtenção de animais geneticamente superiores para produção e reprodução. Como vantagens, podem ser citadas a padronização do rebanho, o controle de doenças transmitidas sexualmente e a diminuição do custo de reposição de touros.
Avaliação andrológica de touros
A monta natural é o processo mais usado na pecuária bovina de corte. Nessa situação, a eficiência reprodutiva dos touros é de extrema importância. A capacidade andrológica por pontos avalia a fertilidade de um grupo de touros analisando a circunferência escrotal, morfologia espermática e motilidade progressiva dos espermatozoides.