A pesquisadora Rayane Pacheco, egressa do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais e do programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFMG, foi uma das 16 pessoas selecionadas para compor o grupo inaugural do programa Fullbright Amazonia. O programa com duração de 18 meses reunirá pesquisadores do Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Estados Unidos e Venezuela em um trabalho de pesquisa colaborativo em prol da sustentabilidade em toda a Amazônia.

O programa Fulbright Amazônia é parte do Programa Fulbright, que pertence ao Departamento de Estado dos Estados Unidos e é o principal programa de intercâmbio educacional internacional do governo do país norte-americano.

O trabalho a ser desenvolvido entre equipes multidisciplinares com integrantes de diferentes países vai explorar temas socialmente relevantes visando fornecer insights para ações políticas viáveis que melhorem diretamente a qualidade de vida das comunidades da Bacia Amazônica. O grupo será liderado por dois pesquisadores com experiência no tema Amazônia: Dr. Carlos Valério Aguiar Gomes, da Universidade Federal do Pará, e Dr. Jeffrey Hoelle, da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, nos Estados Unidos.

Rayane Pacheco

No âmbito do programa, Rayane Pacheco irá trabalhar com a identificação de áreas para restauração florestal dentro de propriedades privadas na Amazônia brasileira para o cumprimento do Código Florestal. Pacheco, que é mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais e doutora em Engenharia de Produção, tem experiência no assunto, já que trabalha com análise de dados espaciais para aplicação da legislação ambiental em propriedades rurais no Centro de Inteligência Territorial (CIT) e lidera o desenvolvimento de abordagens metodológicas para a ferramenta de análise automática do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em parceria com a UFMG.

Ela e os outros 15 cientistas que farão parte do Fullbright Amazonia foram selecionados por meio de competição aberta que avaliou o mérito dos pesquisadores trabalhar além das fronteiras e conduzir pesquisas multidisciplinares que abordem prioridades e práticas de proteção, conservação, mitigação e adaptação ambiental.

O programa terá início com uma reunião entre os pesquisadores e stakeholders em Belém, no Pará, em junho de 2023 e terminará em dezembro de 2024 com um encontro em Washington, D.C., Estados Unidos que contará com a apresentação, por parte dos cientistas, de suas recomendações de políticas para a Amazônia.