Raoni Rajão

Coordenador geral

Raoni Rajão é professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais (LAGESA). É licenciado em Informática pela Universitá degli studi de Milano-Bicocca (2005), MRes em TI, Gestão e Mudança Organizacional e PhD em Organização, Trabalho e Tecnologia, ambos da Lancaster University (2011) . Sua pesquisa aborda os processos e os impactos das políticas ambientais a partir de uma perspectiva multidisciplinar que envolve estudos sociais de ciência e tecnologia, ciência política, economia e modelagem ambiental.

Britaldo Soares Filho

Dr. Britaldo Silveira Soares-Filho é professor titular do Departamento de Cartografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador do Centro de Sensoriamento Remoto. Sua pesquisa consiste em modelagem ambiental, em especial, o desenvolvimento de modelos de simulação de mudanças no uso e cobertura da terra, rentabilidade agrícola e florestal, dinâmica urbana, fogo florestal e balanço de carbono e suas aplicações para o desenho e avaliação ex-ante de políticas públicas. Um produto importante de sua pesquisa consiste no software DINAMICA EGO, uma plataforma para modelagem ambiental (www.csr.ufmg.br/dinamica)

Sónia Ribeiro

Sónia Carvalho Ribeiro é  professora do Departamento de Cartografia do Instituto de Geociências – UFMG. Seu trabalho é sobre os efeitos das mudanças do uso e cobertura da terra nos  Serviços  Ecossistêmicos (SE) a múltiplos escalas de governança. Ela possui graduação em Ciências Florestais pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal; mestrado em Desenvolvimento Rural pela UTAD e Santiago Compostela University, Espanha; Doutorado na Escola de Ciências Ambientais da Universidade de East Anglia, Norwich, Reino Unido.

Marcelo Azevedo Costa

Marcelo Azevedo Costa é professor na Escola de Engenharia da UFMG, pesquisador do Laboratório de Apoio a Decisão e Confiabilidade (LADEC), professor colaborador do Núcleo de Pesquisa em Eficiência, Sustentabilidade e Produtividade (NESP) atuando em projetos na área de modelos de regulação do setor elétrico, e professor colaborador do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais (LAGESA).  É coordenador de projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) CEMIG/FAPEMIG e atua como pesquisador em projetos de P&D.

Adriana Monteiro

Adriana Monteiro  é professora associada do Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, da Universidade Federal de Minas Gerais, do Programa de Pós-graduação em Geografia – Análise Ambiental e do Programa de Modelagem e Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, do Departamento de Cartografia. Coordena o Laboratório de Solos e Meio Ambiente IGC/UFMG, o Núcleo de referência ISZA e o Grupo de Estudos Integrado de Solos e Sustentabilidade, orientando alunos de Doutorado, Mestrado, Graduação e Iniciação científica. É sub-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMG.

Felipe Nunes

Dr. Felipe Nunes é pesquisador colaborador do CSR/UFMG e ocupa atualmente o cargo de Diretor-Presidente do CIT. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialização em Avaliação Ambiental no setor de Petróleo e Gás pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela UFMG e doutorado em Meteorologia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Sua área de pesquisa abrange modelagem espacialmente explícita do uso da terra, restauração florestal, avaliação de políticas públicas e interface ciência-política.

Camilla Marcolino

Camilla Marcolino é pesquisadora colaboradora no Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais da UFMG (LAGESA) e ocupa atualmente o cargo de Diretora-Financeira do CIT. É professora universitária do curso de Engenharia de produção. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFMG, com doutorado sanduíche na Radboud University Nijmegen – Países Baixos. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre – ICB / UFMG. Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Letícia Lima

Letícia Lima é Professora do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais. É Engenheira Ambiental pela UFOP com Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela UFMG. É Doutora em Geografia pela Humboldt-Universität zu Berlin, Alemanha. Foi Pesquisadora Associada ao CSR de 2009 a 2014. Sua pesquisa está enfocada nas dinâmicas sócio-ecológicas  relativas ao acesso, uso, gestão e proteção dos recursos naturais, com especial enfoque no recurso hídrico e seus vínculos com os usos da terra. Possui particular interesse na análise de políticas públicas em diferentes escalas, lideradas por atores governamentais e não-governamentais. Utiliza uma abordagem metodológica interdisciplinar, associando análise espacial, modelagem ambiental, sistemas de informação geográfica, bem como análise institucional.

Willam Leles

William Leles de Souza Costa é pesquisador associado no CSR/UFMG. O seu trabalho centra-se na Modelagem ambiental, Geoprocessamento, GeoDesign e Cartografia digital. Ele é formado em Engenharia de Agrimensura pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais, possui duas especializações: Geoprocessamento e Engenharia de Software; e  mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.

José Ferreira

José Mário Lobo Ferreira possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é pesquisador em Agroecologia na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: adubação orgânica, plantio direto, integração lavoura-pecuária, agricultura orgânica, café orgânico e indicadores de sustentabilidade.

Caroline Salomão

Caroline Salomão é mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela UFMG (2019) com graduação em Engenharia Ambiental pela FUMEC (2014) e em Administração pela UFMG (2015). Trabalhou com projetos hidroambientais para conservação de recursos hídricos, modelos espacialmente explícitos para avaliar os impactos das mudanças do uso e cobertura da terra e modelagem econômica de sistemas consorciados (SAFs, ILPFs etc). Sua pesquisa atual envolve a modelagem espacial e econômica de plantios consorciados, tendo como finalidades a restauração ecológica, promoção de uma cadeia sustentável para a agropecuária, modelos micro e macroeconômicas para avaliação e acesso a créditos bancários no setor, pagamento por serviços ecossistêmicos, e análise regulatória e institucional de políticas públicas na temática florestal e hídrica.

Thomas Rickard

Thomas Rickard é pesquisador do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais da UFMG. Ele é graduado em Ciências Humanas pela University of Sussex, e realizou diversos estudos sobre community forestry no Nepal, Brasil e outros países. Atualmente estuda sistemas ambientais e políticas públicas na UFMG.

Débora Assis

Débora Couto de Assis é pesquisadora associada no CSR/UFMG. Seu trabalho consiste em Geoprocessamento, Cartografia Digital e Banco de Dados Geográficos. Ela possui graduação e mestrado em Geografia – Análise Ambiental, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil. Atualmente é doutoranda  em Geografia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).