Linha 2 – Sociobiodiversidade, Conservação & Desenvolvimento
Os trabalhos desta linha de pesquisa pretendem responder à questão: Como conciliar desenvolvimento sócio-econômico dos povos e comunidades tradicionais (PCT), valorizando conhecimento tradicional associado ao uso de espécies nativas, com a conservação da natureza e a valorização do património genético que lhes está associado?
Os projetos de pesquisa, ensino e extensão analisam e mapeiam o uso da biodiversidade em diferentes contextos sócio ecológicos e em diferentes escalas de governança desde a local até a global. Particular ênfase é dada ao uso comunitário de recursos naturais em diferentes contextos sócio ecológicos incluindo florestas tropicais e savanas.
Os projetos de pesquisa, ensino e extensão caracterizam RECURSOS (incluindo diversidade de espécies nativas ), USUÁRIOS (seringueiros, geraizeiros, etc ) e as INTERAÇÕES (sociobiodiversidade, identidade cultural, serviços ecossistêmicos) entre estes. Nossos trabalhos identificam quais as espécies biológicas que são usadas em diferentes biomas, os padrões de uso (quantidade e sazonalidade) bem como as práticas de coleta (pesca, caça, apanha frutos, flores, etc) e comercialização (cadeias produtivas locais, uso na indústria transformadora). O grande objetivo do trabalho é subsidiar a formulação de políticas públicas e a articulação entre estas a diferentes escalas de governança para fomentar a sustentabilidade nas paisagens do extrativismo vegetal.








































