O Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) publica policy brief sobre os impactos socioambientais da implementação da ferrovia EF-170, Ferrogrão, na região amazônica.
No estudo, são feitas simulações do transporte de soja no país considerando a infraestrutura atual e a implantação da Ferrogrão em dois cenários: com apenas dois terminais (inicial em Sinop/MT e final em Miritituba, Itaituba/PA) e com adição de um terminal intermediário em Matupá/MT.
Os resultados mostram que os municípios a serem beneficiados economicamente são também os mais vulneráveis do ponto de vista socioambiental. Além disso, fica evidente como a ferrovia altera a dinâmica do fluxo de transporte na região.
O documento chama atenção para a necessidade de se considerar os impactos socioambientais na avaliação da viabilidade ambiental do empreendimento.
O texto, assim como o material suplementar referente a ele, podem ser acessados clicando nos links abaixo:
Amazônia do futuro: o que esperar dos impactos socioambientais da Ferrogrão? – Policy Brief