Início>Início>Extensão>Projetos em Andamento

Projetos em Andamento

Ciclo de Palestras Interdisciplinaridade em prol do desenvolvimento sustentável; Impactos do PPG-AMSA na Agenda 2030
Descrição: Ciclo de palestras de apresentação dos trabalhos dos alunos de doutorado do PPG Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais para os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU.

Balde Cheio em Rede: consolidação da metodologia de capacitação e formação de parcerias internas e externas

Descrição: Este projeto visa avaliar a sustentabilidade de propriedades rurais que adotam a metodologia Balde Cheio, considerando a interação das dimensões social, econômica, ambiental e de governança, e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Para isso, será avaliado o perfil sócio econômico e tecnológico dos produtores; serão comparadas e analisadas quatro ferramentas de avaliação da sustentabilidade disponíveis (RISE, SAFA, Apoia-Novo Rural e ISA), indicando necessidades de adaptação; e serão identificadas as tecnologias que contribuem para a promoção sustentável das propriedades rurais.
Docentes Integrante: Adriana Monteiro da Costa

Zoneamento Ambiental e Produtivo: ZAP da bacia hidrográfica do ribeirão São Bartolomeu Viçosa – MG
Descrição: O Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) consiste na ferramenta oficial para caracterização socioeconômica e ambiental de bacias hidrográficas de Minas Gerais. Tal método foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD e pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento SEAPA. O Decreto Estadual nº 46.650, de 19 de novembro de 2014 é o instrumento legal que aprovou o referido método e, define em seu artigo 2° que o objetivo do ZAP é disponibilizar uma base de dados e informações que possam subsidiar a formulação, implantação e monitoramento de planos, programas, projetos e açõ3es que visem o aprimoramento da gestão ambiental em sub-bacias hidrográficas do Estado de Minas Gerais. A aplicação do ZAP permite uma avaliação preliminar do potencial de adequação de uma bacia sendo, portanto, o primeiro passo para efetivar o processo de adequação propriamente dito, que envolve a elaboração de planos, pactos e ações, assim como a definição de indicadores para acompanhamento e avaliação. Assim, o ZAP consiste em um conjunto de informações do meio natural e produtivo que podem contribuir significativamente para as diretrizes de ordenamento do uso do solo no âmbito das bacias hidrográficas.

Docentes Integrantes: Adriana Monteiro da Costa