Início>Início>Pesquisa>Pesquisas Desenvolvidas

PEsquisas Desenvolvidas

Sustentabilidade da Bacia do Rio Pandeiros-MG: Dinâmica de Vertentes da Bacia do Rio Pandeiros

Descrição: Um dos problemas ambientais mais perceptíveis na bacia do Rio Pandeiros é a ocorrência de intensa erosão resultante tanto de um aumento natural da declividade na bacia pelo sistema de drenagem, quanto da retirada relativamente rápida da cobertura de cerrado e das veredas, com efeitos na bacia como sistema hídrico e ecológico. Uma análise preliminar da bacia indica a possibilidade de que tenha ocorrido remobilização expressiva de sedimentos para o fundo do vale após interferências antrópicas generalizadas.
Docentes participantes: Adriana Monteiro da Costa e Bráulio Magalhães Fonseca

DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS DE PRIORIZAÇÃO DE ÁREAS PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA DO RIO DOCE

Descrição: O objetivo desse projeto de pesquisa é identificar as áreas prioritárias para reflorestamento de 10.000 ha e regeneração de 30.000 ha em áreas degradadas, assim como a definição de um planejamento territorial estratégico para a garantia do sucesso e ampliação do alcance das intervenções. A localização exata dos mananciais a serem recuperados será objeto da presente proposta, sendo que a priorização será construída levando em consideração o resultado do mapeamento dos mananciais alternativos dos municípios/distritos afetados (P1). Serão também considerados as áreas apontadas pelo estudo sobre segurança hídrica realizado para o Comitê Técnico de Segurança Hídrica e Qualidade da Água (CT-SHQA).

Monitoramento microclimático de Grutas Turísticas no Estado de Minas Gerais

Descrição: O projeto de pesquisa internacional possui como objetivo principal demonstrar o papel e a função do monitoramento microclimático de cavernas de uso turístico inseridas no Estado de Minas Gerais, em especial as cavernas do Parque Nacional do Peruaçu e a Gruta da Maquiné. A gestão financeira do projeto está a cargo da FUNDEP. A pesquisa envolve pesquisadores da UFMG, PUC-MG, CECAV. O projeto é desenvolvido em parceria com o Institut za Raziskovanje Krasa – Eslovênia com a participação dos pesquisadores Franci Gabrovsek e Luiz Eduardo Panisset Travassos na forma de cooperação acadêmica.

Docentes integrantes: Úrsula Ruchkys de Azevedo / Maria Marcia Magela Machado

Sítios Do Geopatrimônio E Da Geodiversidade Em Geossistemas Ferruginosos De Minas Gerais: Inventariação, Caracterização E Propostas De Geoconservação.
Descrição: Projeto aprovado no Edital FAPEMIG 2016 de demanda universal com o número (APQ-02956-16). O projeto tem como principal objetivo inventariar sítios de geopatrimônio e da geodiversidade em geossistemas ferruginosos de Minas Gerais e analisa-los do ponto de vista quantitativo e qualitativa.

Docentes integrantes: Úrsula Ruchkys de Azevedo

Governança florestal, política ambiental, agricultura e desmatamento nos trópicos

Descrição: O projeto se dedica a análise da influencia da governança floresta e política ambiental na região tropical e os efeitos na expansão da agricultura e desmatamento.

Docentes Integrantes: Britaldo Soares Filho / Fernando Figueiredo Goulart

Integração do Cadastro Único com o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatístico através da modelagem de um banco de dados espacial

Descrição: Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadUni) foi criado com a finalidade de formar uma base de dados única para os programas sociais do Governo Federal, a partir do qual o poder público formula a gestão de políticas públicas para atender a população em situação de vulnerabilidade social. No entanto, a gestão deste banco de dados deve ser aperfeiçoada, principalmente em relação ao seu georreferenciamento. Por outro lado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vem implementando e aperfeiçoando o seu Cadastro Nacional de Endereços para fins estatísticos, que atualmente subsidia todas as suas pesquisas domiciliares por meio do georreferenciamento de todos as unidades visitadas pelo IBGE. Assim o objetivo deste projeto é Qualificação da base de dados do Cadastro Único (CadÚnico) por meio do cruzamento com a base do Cadastro Nacional de Endereços da fins Estatísticos (CNEFE), por meio de um protocolo sistematizado para identificação e cruzamento dos registros entre o CadÚnico e o CNEFE, que possibilitará o cruzamento entre estes dados e a possibilidade de uma atualização continua. Espera-se com estes resultados o aperfeiçoamento do banco de dados do CadUni, além da perspectiva de utilização do modelo de dados do CNEFE pelos demais órgãos governamentais.

Docentes Integrantes: Diego Rodrigues Macedo / Vagner Braga Nunes Coelho

Plataforma websig para mapeamento, análise, divulgação e subsídios ao enfrentamento da pandemia de Covid-19

Descrição: O presente projeto visa elaborar, em caráter de urgência, uma plataforma de mapeamento e produção de informações sobre grupos sócio-epidemiologicamente vulneráveis à epidemia da COVID-19 e às políticas públicas de combate da doença em Minas Gerais em níveis estadual, municipal e intra-municipal. Por se tratar de uma doença nova, com elevado potencial epidêmico e que atinge grupos populacionais com distintas capacidades de resposta e adaptação às políticas de prevenção e controle da epidemia, acreditamos que a redução dos impactos da doença passa pela elaboração de políticas de saúde pública melhor focalizadas. Para a elaboração de tais políticas de forma rápida e eficiente, é necessário contar com o funcionamento de sistemas de informações confiáveis sobre as características sociais, econômicas e espaciais da população, bem como os equipamentos e serviços públicos disponíveis e os dados de contágio e recuperação da epidemia. Pretende-se, a partir do acompanhamento do avanço da epidemia em Minas Gerais, encorpar o processo de produção de informações para micro-escala, agregando dados de pesquisas populacionais (principalmente levantamentos do IBGE), dados epidemiológicos (disponibilizados pelas secretarias municipal e estadual de saúde, assim como pelo Ministério da Saúde) e dados de estabelecimentos de saúde do estado de Minas Gerais. A plataforma, que será hospedada na UFMG, pretende ser uma referência para gestores públicos e redes de assistência em saúde no estado de Minas Gerais. Elá contará com a disponibilização de relatórios e mapas (websig) que poderão ser consultados on-line. Essas informações também poderão ser disponibilizadas para serem visualizadas em outras plataformas de informação pública, devido a interoperabilidade dos formatos dos arquivos que serão produzidos (i.e. relatórios analíticos, mapas, bancos de dados espaciais). Compõe o observatório pesquisadores de destaque das áreas de sociologia, demografia, geografia e modelagem ambiental.

Docentes Integrantes: Diego Rodrigues Macedo / Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega

Desigualdades territoriais do Estado brasileiro no começo do século XXI

Descrição: A pesquisa analisará as mudanças socioespaciais que vêm ocorrendo em Minas Gerais nas últimas décadas, enfatizando aspectos demográficos que se reportam às populações em movimento em territórios novos e antigos, dinâmicos ou estagnados. Examinar-se-ão questões relativas: aos mercados de trabalho em reestruturação; qualificação da mão-de-obra; redistribuição de segmentos populacionais segundo poder aquisitivo; inserção/exclusão na modernidade do sistema econômico vigente. Algumas das análises focalizarão a urbanização, o emprego e as tendências emergentes em localidades chaves da hierarquia urbana mineira.. Outras análises examinarão os espaços de polarização social envolvendo migrantes e não-migrantes e a contribuição relativa dessas populações em nichos de pobreza e exclusão de periferias urbanas atuais. Outras ainda procurarão investigar possíveis espacialidades que respondem pela reprodução da classe média em localidades centrais e não-centrais, vis-à-vis o processo de dispersão/desconcentração demográfica e formação de redes sociais da migração. Com isso, iniciar-se-á a uma série de investigações, cujos objetivos aprofundarão as interfaces da Geografia com a Demografia e a Economia, tendo como fundamento os movimentos de sub-populações por espaços seletivos do país.

Docentes Integrantes: Ricardo Alexandrino Garcia

CONTROLE DE QUALIDADE DE ELEMENTOS LINEARES 3D DE HIDROGRAFIA: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE E METODOLOGIA AVANÇADA

Descrição: O presente projeto tem por objetivo a continuidade do intercâmbio internacional de pesquisa científica com um projeto mais amplo que foi desenvolvido por pesquisadores espanhóis de Departamento de Cartografia da UJAEN (Universidade de Jaén), na Espanha, com os quais o proponente possui histórico de publicação e de projetos desenvolvidos. Considerando um projeto de pesquisa com essa característica, cabe a equipe a responsabilidade primária de conduzir uma refinada revisão bibliográfica e de estudos científicos para fundamentar e justificar a pesquisa. Em linhas gerais, a meta inicial da linha de pesquisa é alavancar conhecimento sobre os temas abordados pelo projeto intitulado CONTROLE DE QUALIDADE DE ELEMENTOS LINEARES 3D DE HIDROGRAFIA: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE E METODOLOGIA AVANÇADA, sintetizá-los e disseminá-los em apresentações acadêmicas e profissionais. Assim, são previstos como resultados, além de publicações em periódicos indexados, o envolvimento de estudantes da graduação como forma de incentivá-los e treiná-los para o exercício da pesquisa científica. É neste contexto que se justifica a aquisição da presente bolsa de Iniciação Científca pelo CNPq sob EDITAL PRPq 04/2019, para o estudante que será orientado pelo coordenador deste projeto.

Docentes integrantes: Marcelo Antonio Nero